quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tipos de Monitores

Temos hoje a disposição diferentes tipos de monitores saiba um pouco mais sobre eles.

Monitor CRT (Cathodic Ray Tube)

Esse monitor já está praticamente fora de linha, mesmo em PCs de menor custo hoje são utilizados o LCD.
Monitores CRT são os mais baratos e possuem uma vida útil de até 60 mil horas, mas apresentam as desvantagens de estética, requerem maior espaço, consomem mais energia elétrica e são mais prejudiciais a visão.

LCD (Liquid Cristal Display) 

Com certeza é o monitor mais popular da atualidade, o preço tem sido muito atraente. Esse monitor tem um vida útil de aproximadamente 60 mil horas (Alguns fabricantes falam em 100 mil horas) o prazo ainda pode ser estendido com a troca do componente que apresenta a menor vida útil no caso o blacklight (peça responsável pela iluminação do monitor).
 As desvantagens
desse monitor o angulo de visão reduzido (isso já melhorou bastante), a necessidade de utilizar uma resolução nativa, pois alterando a resolução padrão há muita perda na qualidade de imagem. Uso de metais pesados na fabricação. Em contrapartida esse tipo de monitor apresenta 40% menos consumo que um monitor CRT além de possuir uma melhor estética e ocupar menos espaço. Também é menos prejudicial a visão.

Plasma

Apesar de apresentar a melhor qualidade de imagem esse tipo de monitor não se popularizou talvez por começar de maneira ruim, monitores de plasma mais antigos apresentavam um vida útil muito inferior aos monitores de LCD e maior cosumo de energia. 
Os modelos atuais são similares em durabilidade aos modelos LCD. O consumo de energia já não é tão elevado como antes.
Monitores em Plasma  para PC
Não achei uma fonte razoavelmente confiável nesse assunto, do porque de não haver de monitor em Plasma para PC no comércio.
Pelo que pesquisei monitores de plasma não são indicados para PCs  por problema com imagens estáticas (paradas) que poderiam causar o efeito chamado burn-in. Burn-in é o nome dado a mancha na tela devido a imagem estática, a tela muda e a marca da imagem que permaneceu por muito tempo na tela continua, mesmo em TVs li vários relatos de que o logotipo da emissora manchou a tela por permanecer estático. De qualquer forma irei buscar mais informação a respeito disso. 
Outra explicação, talvez a mais plausível levando em conta a tecnologia atual é de que não seria finaceiramente viável a fabricação de monitores abaixo de 42 polegadas nessa tecnologia.

LED (Light Emitting Diode)

Hoje a aposta do mercado é nessa tecnologia, o preço também vem melhorando, esses monitores possuem basicamente a união das qualidades do LCD e do Plasma. Os monitores LED são mais finos e a qualidade de imagem é superior a LCD sendo o mais próximo hoje do Plasma nesse quesito. O Preço ainda não é tão atraente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário