segunda-feira, 27 de junho de 2011

Windows 7 - 64 ou 32 bits?

Apesar da arquitetura 64 bits ter sido inserida nos computadores pessoais há 8 anos, a mesma só se tornou interessante ao usuário comum em 2009 com a chegada do Windows 7.
Em 2003 o Windows XP passou oferecer suporte a arquitetura de 64 bits, mas a mesma não se popularizou devido a dificuldade de software compatível. Lembro que na primeira vez que tentei usar o Windows XP Profissional 64 bits mal consegui instalar um antivírus. Assim já em 2005 as atualizações do  Windows XP profissional 64 bits foram descontinuadas.
O Windows Vista prometia uma melhor utilização dessa arquitetura, mas o próprio Sistema Operacional foi um fiasco, a exigência de hardware estava acima da realidade do mercado o que acabou forçando a Microsoft a lançar o Windows 7 apenas 2 anos após o lançamento oficial do Windows Vista.
Agora com o Windows 7 e com a acessibilidade a máquinas melhores e maior compatibilidade de software a arquitetura 64 bits tem tudo para ganhar a preferência do usuário.
Hoje a maioria dos computadores são vendidos com 4GB de  RAM, quantidade que não é utilizada pela arquitetura 32 bits, a mesma só reconhece até 3,25GB de  RAM.
Além da utilização dos 4GB ou mais de RAM a arquitetura 64 bit faz um melhor uso da memória. O sistema baseado em 64 bit tem uma maior capacidade de processamento e já torna-se recomendável a partir de 2GB de memória RAM no PC. Experimenta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário