segunda-feira, 23 de maio de 2011

Melhor antivírus gratuito

Não há sequer um fórum de informática onde não apareça a pergunta, "Qual é o melhor antivírus gratuito?". 
Claro que não encerrarei de uma vez por todas essa discussão, mas gostaria de fazer minha contribuição.
Imagine o que seria o antivírus ideal para você. 

Melhor custo x benefício
Para mim seria o programa gratuito de verdade, sem expirar em 30-60-90 dias, só esse quesito já excluí o Kaspersky e o ENOD32 que são ótimos, mas são pagos. 
Usar antivírus crackeado é contraditório, não acha? Alguém de algum modo burlou a segurança do antivírus para usá-lo gratuitamente. Não recomendo.

Segurança
O antivírus ideal além de gratuito não deve permitir a instalação de vírus, seja pela web ou dispositivos de armazenamento como pendrives por exemplo. Função básica.

Comodidade e simplicidade
Antivirus bom apresenta uma interface amigável ao invés de uma lista enorme de opções e principalmente não fica te enchendo o saco, desculpa o termo, mas seria isso mesmo, não tenho paciência pra ficar respondendo ao antivírus o que acho que é vírus ou não, pois no meu ponto de vista isso é função dele. 
Alguns antivírus dão muitos alarmes falsos, o Panda mesmo é campeão nisso, qualquer cookie é considerado uma ameça terrível, seguem a mesmo linha, mas de forma mais discreta o AVG e o Avast.

Uso de recursos do PC (leve)
Falando em AVG para mim era um ótimo antivírus até a versão 7.0 depois disso virou um elefante de tão pesado e lento. O Avast não fica muito atrás.

Avaliando esses pontos o meu antivírus preferido é o Microsoft Security Essentials.
Custo x Beneficio - É realmente gratuito, não expira.
Segurança - Uso desde a versão beta e nunca me deu qualquer problema.
Comodidade e simplicidade - Olha que bacana ele basicamente possuí 2 botões:
"Atualizar" não uso pois deixo em atualização automática.
"Verificar Agora" Lá um dia se você não deixa agendadas as verificações ele irá solicitar que você aperte.
Uso de recursos do PC (leve) - Realmente não percebo ele em atividade e olha que eu já o usei no Windows 7 num Pentium 4 3.0 ghz com 1gb de Ram rsrs.

Fazendo um Ranking de Melhor Antivirus Gratuito pela experiência de uso que tive seria mais ou menos assim.
1º Microsoft Security Essentials
2ºAvira (gostava desse também, mas no passado tive alguns problemas para atualizar e acabei deixando de lado)
3ºAvast
...AVG, Panda nem cogito usar.

Mas é como eu disse no início não espero encerrar a discussão, afinal, opinião cada um tem a sua ou pelo menos deveria ter. Abraço a quem leu esse texto enorme e fica o link pra download do Microsoft Security Essentials abaixo.

http://www.microsoft.com/pt-br/security_essentials/default.aspx

Um comentário:

  1. It is not my first time to pay a quick visit this web site, i am
    browsing this web page dailly and obtain nice information from here everyday.


    Review my page; pozycjonowanie poznań

    ResponderExcluir