segunda-feira, 4 de julho de 2011

Antivírus Online

Apesar de não ter qualquer fobia a vírus de computador, este é um assunto que me atraí. Quantas vezes vi usuários utilizando dois, três ou mais tipos de proteção no computador.
Há quem ache imprescindível utilizar um ou mais antivírus + um anti-malware + um anti-spyware + um firewall + um antivírus especial para unidades removíveis + um antivírus para o messenger e assim por diante.

Se você acha normal utilizar tudo isso, a menos que seja o para defender um servidor de uma instituição financeira, um arsenal de armas ou a receita da coca-cola, sinto lhe informar que você possui fobia a vírus de computador.
Confesso que tentei achar um termo para isso na internet, mas não encontrei. Inventei um que tal?
binarimaliciouscodephobia = Binaries malicious code phobia ou fobia de códigos binários maliciosos. Ruim né?  Quem sabe inventam algum termo pra isso.

Mas voltando ao assunto:
- Um bom antivírus (leia sobre melhor antivírus gratuito aqui
- Seu sistema operacional atualizado
- Firewall do seu próprio sistema operacional sempre ativo.

Esses três fatores aliados ao bom senso (leia sobre email seguro aqui) são suficientes para você usufruir de uma navegação segura. Novamente irei repetir isso "Não adianta ter o melhor antívirus do mundo se você clicar no link que autoriza baixar e executar o vírus".

Mas se com tudo isso você anda desconfiado de seu antivírus, faça uma verificação online. Acredite esses antivírus irão querer mostrar serviço, pois é um modo de vender o produto.
Existem várias opções irei citar apenas algumas:

Clique na imagem para ampliar
 BitDefender tem fama de ser um dos melhores antivírus do mercado.
Clique na imagem para ampliar
 O F-Secure também tem um boa aceitação, mas para instalar no PC é pago.
Clique na imagem para ampliar
 No caso do F-Secure achei o processo de escanear lento
Clique na imagem para ampliar
 Kaspersky esse antivírus russo sempre se manteve entre os TOPs, pena que para manter no computador tenha-se que desembolsar em torno de R$ 60,00 ao ano. Infelizmente a versão online está em "Atualização" há algum tempo. Há disponível apenas opção de fazer upload e escanear arquivos de até 1MB, ou seja, praticamente nada.

Clique na imagem para ampliar
Panda só apareceu na lista porque é um dos primeiros, ou o primeiro a oferecer o escaneamento online. O Principal problema do Panda são os falsos positivos, qualquer Cooper de pesquisa será considerado uma ameça mortal ao seu PC.
Clique na imagem para ampliar
 TrendMicro, um dado interessante sobre o trendmicro é que há muita gente trabalhando pra ele. Quem nunca ouviu falar do Hijackthis (mais sobre o Hijackthis aqui). O Hijackthis é um utilitário que gera um relatório sobre qualquer ação no registro do Windows, fazendo o upload desse relatório para o site Hijackthis.de você irá encontrar a avaliação de vários usuários dizendo que que se trata cada registro e a avaliação se ele é bom ou ruim. Creio que a TrendMicro se utilize desses dados para desenvolver seu antívirus. O que eu particularmente considero genial.
Clique na imagem para ampliar
Observação: Para o escaneamento online é necessário o download e execução software no seu computador, na maioria são arquivos pequenos.

Segue os links:
BitDefender
F-Secure
Kaspersky
Panda
TrendMicro

Nenhum comentário:

Postar um comentário