quinta-feira, 23 de junho de 2011

Google Docs - Crie, Armazene, Edite e Compartilhe Arquivos Online

Se você ainda não conhece é melhor começar a se habituar com o termo "cloud computing" (computação em nuvem). Como é cada vez maior a necessidade de mobilidade da informação a computação em nuvem se tornará cada vez mais comum.
"Cloud computing" ou "Computação em Nuvem" é basicamente a utilização de servidores ligados a internet para criação, edição e armazenamento e compartilhamento de arquivos ou programas sem utilizar o HD de seu computador.
Quero citar o exemplo do Google Docs por ele você pode criar e armazenar planilhas semelhantes as do Excel sem mesmo ter o Excel instalado em seu computador. Esse recurso é muito interessante, pois além de dispensar a instalação do software e a utilização de espaço no seu disco rígido ainda lhe proporcionará o acesso de qualquer lugar onde tenha um computador ligado a internet. 
No caso especifico do Google Docs não são apenas planilhas, você terá acesso a editor de texto com ferramentas semelhantes ao Word, programa para apresentação de slides similar ao Power Point, um editor imagens com ferramentas parecidas como as do Paint, etc.
Você pode tanto fazer o upload do arquivo para o Google Docs como criar ele diretamente na internet, para isso basta apenas você criar uma conta no Google gratuitamente.
Como disse no inicio é melhor se habituar, pois o Cloud Computing veio para ficar, a mobilidade e facilidade de acesso a informação é um mercado em constante expansão, podemos notar isso pela grande consumo de notebooks, netbooks, tablets, smartphones e de internet móvel como a 3G.
Em 2009 a Google chegou a lançar um sistema operacional em nuvem, isso mesmo sistema operacional, é como se você comprasse um computador só com navegador e acessasse o Windows pela internet sem instalar no PC, mas aparentemente a ideia não foi bem aceita pelos usuários e o projeto foi encerrado no ano seguinte. Mas com as prévias anunciadas pela Microsoft haverá fortalecimento desse conceito para o  Windows 8. (Para saber mais sobre o Windows 8 clique aqui).
Veja algumas imagens do Google Docs.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário