quinta-feira, 16 de junho de 2011

Compactar Imagem Sem Perder Qualidade

Imagens de maior definição normalmente apresentam tamanhos maiores em Mega Bytes (MB) isso acaba impossibilitando o envio dessas imagens por email, por exemplo, a maioria dos emails limita os anexos em 10 megabytes  por mensagem.
Uma foto tirada por uma câmera digital de 8 megapixels (MP) tem 1 MB em média, ou seja, você não irá conseguir enviar mais que 10 fotos num só email que é limitado em 10MB. 
Isso que câmeras de 8 MP já estão ultrapassadas, o normal hoje em dia são câmeras de 14 MP. Evidentemente quanto maior a taxa de pixels maior será o tamanho da foto. 
Só para fazer uma comparação as câmeras com 3.0 MP possuíam um cartão de armazenamento de 64 MB, hoje não há uma câmera que não possua um cartão de no mínimo 2 GigaBytes (GB), ou seja, 2.000 MB.
Para o feliz usuário do Microsoft Office 2003 que para mim ainda é o melhor, tem um programinha chamado Microsoft Office Picture Manager que entre várias funções interessantes apresenta um ótima chamada "Compactar Imagens". O melhor disso tudo é que a foto visualmente não perde qualidade com a compactação e seu tamanho é reduzido drasticamente. Acompanhe um exemplo em imagens:
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar
Só para relembrar as aulas de informática.
1 kilobyte    (KB ou Kbytes)  = 1024 bytes
1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes
1 gigabyte   (GB ou Gbytes)  = 1024 megabytes
1 terabyte   (TB ou Tbytes)   = 1024 gigabytes

Nenhum comentário:

Postar um comentário