quinta-feira, 2 de junho de 2011

Microsoft anuncia Windows 8

Durante All Things Digital realizada quarta feira (01/06) nos EUA a Microsoft anunciou que o "Windows 8" (O nome ainda não está fechado) está a caminho.
Algumas mudanças interessantes foram anunciadas, a principal delas é que o Windows 8 terá suporte a sistemas baseados na arquitetura ARM, como os processadores Snapdragon, da Qualcomm, OMAP, da Texas Instruments e Tegra, da NVIDIA. 
Com isso a Microsft pretende que seu novo Sistema operacional seja usado em PCs, Tablets e Smartphones. 
Consequentemente podemos esperar um sistema operacional mais leve, com menor consumo de energia e menor aquecimento do que a arquitetura x86 usada atualmente.
Uma outra novidade do Windows 8 ainda em desenvolvimento, deverá ser um aplicativo para a visualização de documentos no formato PDF, o Modern Reader. Finalmente, pois eu já uso o Foxit Reader devido ao espaço e uso de memória do Acrobat Reader.
Fala-se também sobre um botão de reset que preserva programas e configurações enquanto limpa vírus e outros incômodos. Esse é um método comum em LanHouses através do uso de softwares como o Deep Freeze. 
Alguns especialistas de mercado sugerem que o armazenamento de aplicativos e dados "on cloud" (na nuvem) pode tornar possível esse recurso, ou seja, seu sistema ficaria intacto e seus programas e arquivos ficariam armazenados na internet.
A interface se parecerá com a usada no Windows Phone 7, completa com "Tiles" otimizadas para uso com o toque. Essa interface com Tiles, "quadrados" coloridos que exibem informações e servem de atalho para aplicativos, poderá substituir o tradicional menu iniciar e os ícones no desktop.
O boot, processo de inicialização do sistema operacional, também deve mudar e ocorrerá em cerca de 20 segundos apenas, em vez de em média 35 segundos em média do Windows 7.
O lançamento está previsto para 2012.
Agora o mais importante, os requisitos, a Microsoft prometeu que não será necessário trocar de máquina para utilizar o novo sistema operacional assim como aconteceu com o Windows Vista por exemplo. Segundo a empresa os computadores que rodam o Windows 7 irão rodar o Windows 8 sem problemas. Assim espero.

Imagem do Windows 8 (clique na imagem para ampliar)
Veja algumas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário