segunda-feira, 11 de julho de 2011

Daemon Tools Lite - Emulando Disco

Quem baixa jogos pela internet já sabe que não é necessário gravar o jogo em disco para executar. Basta emular o ISO. Agora vamos entender melhor esses termos.
Emular = Na computação, um emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente.
No caso de jogos o emulador reproduz a função de um drive de CD/DVD.
ISO = É o formato mais comum de uma imagem de CD\DVD. 
Copiar o e colar conteúdo de disco que contém um jogo ou sistema operacional não é suficiente para que mesmo seja executável. Nesse caso irá faltar os arquivos de boot, como as instruções de autorun necessárias para execução desses softwares.
Por exemplo, se você pegar um disco de jogo, copiar todo o conteúdo dele do modo tradicional (Copiar/Colar) em seu computador e gravar esses dados em outro disco o mesmo não irá executar o software contido nele, não será possível fazer a instalação do jogo ou sistema operacional que você copiou.
Por esse motivo você encontra jogos e sistemas operacionais na internet no formato ISO. 

Quando trata-se de um sistema operacional como Windows, Ubuntu por exemplo, é necessária a gravação em CD/DVD da imagem de disco, pois nesse caso o disco precisa ser executável sem auxilio de nenhum outro software.

Já para jogos não há necessidade de gravar em CD ou DVD para instalar e jogar. Há vários programas que fazem a emulação de disco como Ultraiso, poweriso, Alchool e Daemom Tools. Dentre os quatro só o Daemons é grátis por isso vamos focar nele.
Supondo que você baixou a ISO de um jogo no computador vamos usar o Daemon Tools para torná-lo executável economizando assim uma mídia de CD ou DVD e ainda aumentando a vida útil de seu drive.
Segue abaixo um exemplo de utilização do Daemom Tools para instalar e executar um jogo.
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar
Link para download do Daemons Tools Lite aqui.
Caso prefira a versão Pro segue o link do site do meu irmão preferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário